sábado, 15 de dezembro de 2012

Pré Cruzeiro II (Roteiro nordeste)

 


                                                       Pré Cruzeiro  II


                                                                           ROTEIROS


Nas paradas você poderá fazer a excursão com o navio, que é paga em dólar ou então sair por conta própria. 

-NORDESTE BRASILEIRO: algumas companhias fazem Santos-Salvador-Maceió-Ilhéus-Búzios como é o caso da MSC. 
outro fazem Santos- Rio de Janeiro- Salvador- Recife, como o caso da companhia Pullmantur, com o navio Zenith.

SALVADOR

O porto fica no centro da cidade, então,  quem gosta de visitar locais históricos deve fazer um tour a pé pelo centro, lá no porto ficarão uns guias que oferecem esse passeio, é bem legal e depois eles até negociam van para te levar até a praia da barra, por exemplo.(O preço que o guia cobrou de mim, em 2011, foi R$ 80,00- apenas para o passeio à pé- mas como estava em uma turma de 7 pessoa compensou.)
Mas tome cuidado, fique junto e de olho na negociação, pague diretamente para o motorista a parte dele, vai por mim, se não você terá que pagar de novo.

Você pode ir a pé até o Pelourinho, passando pela igreja São Francisco (aquela toda de ouro) entre outros lugares legais.



Recomendo que esse passeio seja feito pelo período da manhã, pois lá o calor é insuportável, lembre-se de beber bastante água. Eu recomendo que você não compre alimentos de ambulantes, depois do tour pelo centro você poderá almoçar no mercado modelo. Lá no segundo andar tem um restaurante bom e limpo. 

Após conhecer o centro você pode alugar uma van  ir para alguma praia, como a de Itapuã ou a praia da Barra.

Visitei a Itapuã, é bonita, mas é suja e fedida, pelo menos valeu a experiencia! 

Importante:
-leve  um boné
- tome cuidado com as carteiras, deixe dinheiro trocado (notas de R$ 5,00 ou 10,00) em lugares estratégicos, caso você queira comprar uma água ou tirar foto com as Baianas.
- Tome cuidado com o horário do retorno ao navio, o transito em Salvador, dependendo da hora,  é intenso, não se esqueça que o navio não espera.


MACEIÓ



Foi o lugar que eu mais gostei de conhecer, as praias são lindas. Não há muitas construçoes históricas, são mais Igrejas. Tem o Palácio do Governo que é bonito, não sei se pode entrar, mas vale a penas conhecer e tirar foto.



 Há várias praias fabulosas em Maceió.  As mais visitadas são a Praia do Francês, da Pajuçara .  Na praia da Pajuçara tem um mercado de artesanato, tem bastante roupas, tolhas de mesa, entre outros. É legal para presentear. 
Pra quem  está indo pela primeira vez é legal pegar um taxi/van e combinar par afazer um city tour e depois passar na praia. 
Há também lugares próprios para mergulho, se eu voltar lá irei fazer.........pena que o tempo é curto. 



ILHÉUS
É um ótimo destino para quem mora em cidades grandes. Como o tempo é curto você pode optar por conhecer as fazendas ou fazer um city tour e depois ir para uma praia. 

A praia que o pessoal decidiu ir chama-ser praia de Batuba, é beemm longe do porto, então tome cuidado, tome cuidado também com o buracos no chão do mar. Nós ficamos em um quiosque que havia ali, a praia estava vazia, só estava lá também um pessoal do navio. (não sei se estava vazia pelo fato de ser março). Você deve combinar uma hora para que o taxi/ van passe pra te pegar caso você não queira pagar o tempo que fique ali, entretanto, por ser longe, pelo menos pegue o telefone dele, e não deixe para voltar em cima da hora.

Nos paramos primeiro em uma praça simples, mas importante para a cidade, pois representa a cultura do cacau. Pra você que nunca viu, dá para ver e tirar foto com o cacau. 
O Taxista nos levou a uma igreja, que antigamente foi um colégio interno, atualmente é um museu, possui os móveis antigos, fotos das freiras e das alunas. Paga-se um ou dois reais para entrar.

Seguindo reto na rua da igreja rua há um local onde dá para ver o centro e o porto. é uma vista linda!











Há também uma rua que as pedras são diferentes. Foi a primeira rua a ser calçada, nos contaram que a filha de um rico fazendeiro iria se casar e como lá chovia bastante, ele importou as pedras da Europa e mandou calça-las da igreja até sua fazenda para que os convidados são se sujassem de lama.  
Depois passeamos pelo centro:

Passamos pelo teatro, inaugurado em 1932 

Catedral de São Sebastião












Nenhum comentário:

Postar um comentário